(11) 4462-7575
(11) 99547-9167

Tipos de concretos utilizados na construção civil

Principais tipos de concreto e suas aplicações. Concreto convencional, concreto armado, concreto protendido, alto desempenho, auto adensável, celular.

Existem diferentes tipos de concreto no mercado e cada um tem uma finalidade diferente. O concreto é um material amplamente utilizado na construção civil, pois possui propriedades que o tornam muito mais viável em relação a outros materiais como o aço.

Podem-se listar vantagens como resistência à água, a obtenção de diversas formas e tamanhos por elementos estruturais feitos de concreto e seu baixo custo podendo, inclusive, ser fabricado no local da obra.

A mistura de cimento Portland, água, agregado graúdo e miúdo resulta nesse material de construção que se tornou tão essencial na área de engenharia civil, além disso, seu uso remonta vários séculos atrás sendo utilizado até pelos romanos para a construção de seus imponentes edifícios.

Devido ao aumento da complexidade das estruturas que têm sido feitas, em nossa contemporaneidade, deparamo-nos com uma exigência cada vez maior da qualidade do concreto para que este atenda todos os requisitos a fim de que o resultado final de um projeto tenha qualidade e, principalmente, segurança.

Dessa forma, podemos afirmar que houve a necessidade de se evoluir o concreto comum feito da mistura de cimento Portland para que certos parâmetros fossem satisfeitos, listamos abaixo alguns tipos de concretos que são amplamente aplicados em projetos de construção.
Concreto convencional

O concreto convencional é o tipo de concreto mais utilizado nas obras de construções. No uso deste concreto é necessário o uso de vibrador para que o adensamento seja realizado da forma correta, devido a baixa trabalhabilidade e sua consistência seca. Por outro lado, não se deve utilizar bombas para o lançamento do concreto convencional. Esta etapa deve ser executada com o auxílio de carrinhos de mão, gericas, gruas ou outro meio de transporte manual.

A resistência do concreto convencional varia de 5,0 em 5,0 MPa, a partir de 10,0 até 40,0 MPa e seu abatimento (Slump) varia de 40 a 70 mm.

Concreto convencional

Concreto usinado

O concreto usinado ou dosado em central é aquele produzido com rigoroso controle tecnológico da qualidade do concreto com a quantidade dos materiais constituintes da mistura (cimento, brita, areia, água e aditivos) definidas por meio da necessidade do cliente.

Este tipo de concreto tem como principal vantagem, a garantia por parte do fornecedor quanto à segurança e à obtenção da resistência característica do concreto solicitado para os elementos da obra.

Concreto armado

O tipo de concreto mais comum em nosso dia a dia, esse material tem em seu interior barras de aço. A inserção dessas barras se dá ao fato da deficiência do concreto em relação à resistência à tração, pois seu forte é ao esforço de compressão.

O concreto armado é utilizado na maioria das construções, portanto, é um dos mais conhecidos. O responsável pelos cálculos desse material, em questão de projeto, é o calculista, que pode projetar a utilização do concreto de forma a aumentar sua resistência e acarretando a diminuição do volume, dessa forma, melhorando a relação custo-benefício.

Concreto protendido

A maior razão para a protensão do concreto se dá ao fato de existirem situações em que esse material é submetido a grandes esforços de flexão. Dessa forma, essa técnica se mostra bastante aproveitável também ao seu custo benefício já que, se for feito o correto controle tecnológico, dispensa a manutenção ao longo de sua vida útil. Além disso, é possibilitada a construção de grandes vãos, a utilização do concreto em ambientes agressivos, fabricação de pré-moldados (como as lajes pré-moldadas), reforço de estruturas, entre outros.

A técnica da protensão ocorre com a inserção de cabos de aço de alta resistência (ancoramento) no concreto e são aplicadas tensões de compressão nas partes da seção tracionadas pelas solicitações dos carregamentos. Com a manipulação das tensões internas, obtém-se a contribuição da área total da seção da do elemento estrutural para a inércia da mesma.

Tirantes de protensão em uma estrutura.

Concreto estrutural leve

É feito com base em agregado leve, de modo que sua massa específica é de aproximadamente dois terços da densidade de um concreto feito com agregado natural.

A redução de custos com a utilização desse material é uma de suas vantagens, além da pouca permeabilidade e redução do peso das estruturas. É importante salientar que nesse tipo de concreto o que se busca prioritariamente é a diminuição da massa específica e não resistência.

Dentre os pontos negativos do concreto estrutural leve pode-se destacar a porosidade dos agregados que resulta em maior consumo de água e, consequentemente, diminuição da resistência e misturas de alta fluidez trazendo grande risco de segregação.

Sua maior área de aplicação é na indústria de elementos pré-moldados e painéis pré-fabricados.

Concreto de alta resistência

Como o próprio nome diz, o concreto de alta resistência inicial possui resistência superior ao convencional à compressão como, por exemplo, de 149 Mpa aos 28 dias.

É importante ressaltar a importância do agregado para a rigidez e resistência do concreto, pois a redução da dimensão do agregado graúdo ocasiona o ganho de resistência devido ao fortalecimento da zona de transição (área de contato entre pasta e agregado). Dessa forma, quanto mais alta a resistência a ser alcançada, menor deve ser a dimensão máxima do agregado graúdo. Ao que se refere ao agregado miúdo, a preferência, para a fabricação desse tipo de concreto, é de um módulo de finura elevado.

Um dos pontos negativos do concreto de alta resistência inicial que devem ser observados é a tendência de grande retração por secagem e fluência devido o consumo de cimento, que normalmente é amenizado com a adição de pozolana.

Sua utilização se destina principalmente em fundações, lajes de piso, pilares e vigas de edifícios altos, porém devido suas características de baixa fluência e alta deformação por retração, tende a fissurar na presença de águas agressivas, aquecimento e resfriamento e congelamento e degelo.

Concreto auto adensável

A necessidade de se obter um material com alta fluidez sem riscos de exsudação ou segregação deu origem ao concreto auto adensável que pode ser moldado in loco sem o uso de vibradores para se eliminarem os vazios.

Um concreto auto adensável típico possui abatimento superior a 200 mm e pode ser lançado e adensado sem vibração e é utilizado em concretagens submersas e fábricas de pré-moldados.

Seus principais pontos negativos são seu alto custo e alta retração por secagem devido ao alto teor de cimento utilizado pra controlar a viscosidade. Porém, esse efeito pode ser amenizado com a utilização de aditivos como goma hidrolisada, sílica ativa e nanossílica.

Concreto de alto desempenho (CAD)

De acordo com o U.S. Federal Highway Administration (FHWA): “o concreto de alto desempenho (CAD) é um concreto projetado para ser mais durável e, se necessário, mais resistente do que o concreto convencional. Misturas de concreto de alto desempenho são compostas essencialmente pelos mesmos materiais que as misturas de concretos convencionais. Mas as proporções são projetadas ou planejadas para fornecer a resistência e durabilidade necessárias para atender os requisitos ambientais e estruturais do projeto.”

Portanto, podemos considerar um concreto de alto desempenho como aquele que possui um conjunto de características que o tornam superior ao convencional para determinados fins específicos. Como exemplo, podemos citar:

Adensamento sem segregação;
Permeabilidade;
Calor de hidratação;
Resistência nas primeiras idades.

Concreto Pesado para Blindagem de Radiação

Apesar de existirem diversos materiais que podem ser utilizados para blindagem de radiação, o concreto mostra-se mais econômico, além de possuir diversas vantagens.

O peso específico desse tipo de concreto varia entre 3360 kg/m³ a 3840 kg/m³, a adição de agregados naturais pesados é um fator preponderante para o aumento de aproximadamente 50% do valor do peso específico em relação ao concreto tradicional.

Os tipos de radiação que normalmente são observados para se fabricar esse tipo de material são os raios X, gama e radiação por nêutrons. Dessa forma, o concreto possui características satisfatórias para atenuação de nêutrons e raios gama.

Um ponto negativo desse tipo de concreto é sua pouca trabalhabilidade, devendo ser bombeado a distâncias pequenas pelo fato de ter tendência a segregar.

Concreto rolado

O concreto rolado é utilizado principalmente como sub-base em pavimentações urbanas, pisos de estacionamentos e em barragens de grande porte. Sua aplicação se dá por meio de sua compactação com rolos compressores devido ao seu baixo consumo de cimento e baixa trabalhabilidade.

Os materiais componentes são os mesmos utilizados no concreto convencional e, em geral, não é gerado um grande custo de transporte já que se consegue ter uma boa dosagem com materiais geralmente empregados na dosagem do concreto.

Se a superfície que será aplicado o concreto rolado receber uma placa de concreto, é indicado a execução de uma pintura com emulsão asfáltica ou betuminosa que irá permitir uma boa cura e dispensa o uso de lona plástica, além de garantir uma boa impermeabilização para a estrutura.

Concreto rolado sendo aplicado em uma estrada.

Concreto celular

O concreto celular é um tipo de concreto leve de massa especifica aparente abaixo de 1850 kg/m³ e acima de 300 kg/m³. Diferentemente do concreto leve que utiliza agregados de massa específica reduzida, é adicionada uma espécie de espuma especial.

Sua aplicabilidade se relaciona em: paredes, divisórias, nivelamento de pisos, painéis pré-fabricados e pré-moldados.

Detalhe de um bloco de concreto celular.

 

PEREIRA, Caio. Tipos de concretos utilizados na construção civil. Escola Engenharia, 2016. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-concreto/. Acesso em: 3 de dezembro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *